quarta-feira, 20 de abril de 2011

De um caderno de poesia

O caderno rosa de poesias sempre foi cópia exata da menina triste. Não só o tema dos versos era íntimo diário, como a forma da letra e o estado do papel. Há letras cuidadas nos mínimos carinhos, traços delicados, redondos, levíssimos pontinhos, florezinhas nos quatro cantos do papel, borboletas de caneta e arabescos quase invisíveis de tão finos. E há, também, em outras partes, garranchos tortos de grossa caneta preta, riscos vermelhos, ranhuras, rasuras, rachaduras vermelhas no papel amassado de tanta raiva escrita. Há borrões de choro em rimas a lápis, corretivo pingado em frases fortes, páginas rasgadas por amargura pura.

E há branquidão mortal no caderno de poesias da menina triste. Achei-o ontem, por sobre as coisas de contar histórias. Estranho, intenso, depois insosso, vazio, vazio, vazio. Fui perguntar-lhe: Mas menina triste, por que essas folhas recentes tão vazias? Sabe o que é, disse-me ela, quando as folhas estão vazias demais, é porque eu também estou.

Ela falou. E eu, estranhamente, compreendi.


6 comentários:

  1. Eu queria morar numa folha em branco.

    ResponderExcluir
  2. Lindo isso. muitas vezes somos uma p[agina em branco também.

    ResponderExcluir
  3. Tem coisas que não dá para completar sem alma

    ResponderExcluir
  4. Muito bonito o texto e a imagem que escolheste para ilustrar. Sei exatamente o que é isso: deixar páginas em branco. É preciso se encontrar e voltar a ser pleno, toda vez que as páginas em branco acabam definindo quem vc é.

    ResponderExcluir
  5. Nossa....maravilhoso! Em nossas vidas, muitas vezes, nos deparamos com folhas em branco... momentos de vazio, como se a falta fosse a única coisa existente naquele dia... folhas em branco... como os dias em que estamos tão acomodados com nosso cotidiano... não parece ... mas somos vazios quando não lutamos... quando achamos que está tudo bem... com nossa sociedade... com nossas vidas.... estamos vazios de ideologias e de garra... precisamos preencher nossas vidas com um pouco mais de VIDA
    Adoro o que escreve amigo........ você está cada vez melhor ... Abração (castelo.rose@bol.com.br)

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.