quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O Fabuloso Destino

"A sabedoria é algo que quando nos bate à porta já não nos serve para nada."

Este é um fato inegável: um dia você vai acordar velho.
Planos para o futuro? Você nem vai saber se chega vivo até o jantar. Você vai sentar na cama e talvez pensar. Qual foi mesmo a faculdade que você fez? Não importa. Talvez tenha trabalhado na sua área, talvez não. Talvez tenha feito o que gostava, talvez não.
Você não vai mais precisar de todas aquelas coisas que anunciam na TV. Não precisa guardar o dinheiro da sua aposentadoria para um notebook ou uma câmera digital com zoom de 18x. Agradeça a Deus se ainda puder comer os chocolates.
Talvez você esteja sozinho, talvez com alguém que já não ama, talvez todas que você amou já tenham morrido.
Haverá ainda uma família, seus filhos, seus netos... Todos ocupados demais em viver suas vidas, fazer suas faculdades, comprar suas coisas. Quem iria querer visitar o avô?
O que você vai fazer durante o dia? Olhar pela janela, talvez sentar debaixo das árvores, jogar cartas com os outros, ler um jornal velho.
À noite, enfim, vai poder tomar sua sopa (é, mais um dia que você sobrevive até o jantar), tirar os dentes e dormir.
A noite será longa, você sonha com a falecida mãe. Acorda tossindo, é mau presságio sonhar com os mortos. Os olhos meio baços fitam o escuro do teto. Saudade da mãe, saudade do pai, coisas que nem ficam bem para um senhor da sua idade.
As horas lentas, dançando no quarto as paixões memoráveis, finalmente algum galo canta num país longínquo. Raios de sol entram pela janela.
Mais um dia em que você acorda velho.
Faz as mesmas coisas de ontem, as mesmas coisas que amanhã, sempre vivo na hora de jantar.

2 comentários:

  1. Eu era menina e já escrevia memórias, envelhecida. O tempo fazia-se ao contrário. De noite não dormia enquanto os meus olhos viam as luzes dos automóveis velozes no tecto. Quando me virava de bruços vinha o diabo e furava-me as costas com um punhal de prata. As mãos interrompiam-se à meia-noite quando chegava o anjo mais escuro que o silêncio. Eu era a rainha das cobras."

    Ana Cristina Cesar

    ResponderExcluir
  2. Teu blog não tem feed? Eu coloquei no meu aquele sistema de link em que o blogger vai subindo a lista de acordo com as atualizações de cada blog, mas o teu fica sempre lá embaixo porque não reconheceu os feeds.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.