segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Os Seguidores

Houve tempo em que o importante era ter uma lista cheia de contatos no falecido ICQ. Veio a evolução e bacana mesmo virou estar lotado de amigos no moribundo Orkut. Evolução de novo (nem Darwin explica) e agora o fundamental é ter milhares de seguidores no Twitter, ou mesmo no Blospot.

De repente isso me apavora. Percebam a transformação que houve... Primeiro os contatos, depois os amigos e, por fim, os Seguidores. Eu não quero ser o “seguidor” de ninguém, já tenho meu próprio caminho torto. Tampouco quero que me sigam, odeio o barulho de passos atrás de mim.

O rebanho segue os pastores, o rio segue o curso, a morte segue a vida, a sombra segue o homem, o bandido segue a vítima, o carro segue o trânsito, a primavera segue o inverno, ao céu segue o inferno... Vinicius Linné... ah, esse não segue ninguém.

Um Seguidor é coadjuvante passivo do caminho alheio. Segue e só. Sem perguntas, sem críticas, sem vontades, de cabresto em riste. Eu não sou um seguidor. Eu não quero seguidores.

Apesar disso, nomenclaturas à parte, sim, eu acompanho alguns blogs. Sim, eu tenho algumas pessoas poucas que me acompanham também... Sigo e sou seguido, querendo ou não querendo.

O que me apavora é o próximo passo. Qual será a próxima ferramenta a virar mania? Não consigo sequer supor, mas acho que o importante será termos milhões de “devotos”. Aí então seremos Deus.

_________________
Pertinente ao assunto, um poema perfeito: Cântico Negro, de José Régio.
Só não colo aqui porque é longo demais e meus “seguidores” não tem paciência com textos longos. Mas leia clicando sobre o título ali... Vale cada minuto gasto.
Clicando aqui você tem também um vídeo com Maria Bethânia a declamar o poema.
PS: é ainda mais tocante se você ouvir de olhos bem fechados, preso no negror das pálpebras.

5 comentários:

  1. Não gosto muito da palavra seguidor. Acho que ela foi mal escolhida para os blogs. Acompanhar seria melhor.

    ResponderExcluir
  2. Não acho o Orkut moribundo, curto muito as comunidades lá e as acho ótimas fontes de informação e compartilhamento. Pra mim o Orkut foi a grande revolução no uso da internet ao criar uma imensa rede de fóruns interligados uns aos outros. (Aliás, estou há meses para relatar em um post do blog uma situação surpreendente de compartilhamento via Orkut que vivenciei, lembrei agora...). Tem gente falando sobre tudo o que você imaginar lá, e isso é ótimo. Nunca liguei muito pra "amigos" de orkut, não tenho paciência pra "scrapzinhos" e afins. Quanto ao Twitter, é só pra ver gente famosa falando bobagem mesmo. Fiz mas nem uso.

    ResponderExcluir
  3. Não acho o Orkut moribundo, curto muito as comunidades lá e as acho ótimas fontes de informação e compartilhamento. Pra mim o Orkut foi a grande revolução no uso da internet ao criar uma imensa rede de fóruns interligados uns aos outros. (Aliás, estou há meses para relatar em um post do blog uma situação surpreendente de compartilhamento via Orkut que vivenciei, lembrei agora...). Tem gente falando sobre tudo o que você imaginar lá, e isso é ótimo. Nunca liguei muito pra "amigos" de orkut, não tenho paciência pra "scrapzinhos" e afins. Quanto ao Twitter, é só pra ver gente famosa falando bobagem mesmo. Fiz mas nem uso.

    ResponderExcluir
  4. P.S. Tinha postado o comentário anonimamente sem querer.

    ResponderExcluir
  5. Não podia estar mais de acordo consigo. Mas existem outras pestes nestas coisas da net e dos blogs: Os "desafios" e os "selos" que se tornaram de tal modo... moda que já há quem tenha um blog apenas para colocar aí os selos que lhe enviam e cujo significado na maioria das vezes é destituído de sentido.
    Excelente blog este seu. Fiquei "cliente"!
    Nota: Em tempos falei acerca disso aqui:http://in-provavel.blogspot.com/2009/11/premios-selos-desafios-e-coisas-de-blog.html
    Cumprimentos:
    Rui Veleda

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.