sábado, 8 de maio de 2010

Ponto de Vista

Quando nascido foi uma pérola do bem-dizer, brotada de divinas ostras.
Quando colhido foi dito que era um tanto barroco, meio torto e deformado.
Quando foi parar no centro da coroa régia... aí já era um lixo completo.

O que eu acho imensamente interessante é a forma como o destaque dado a alguma coisa a torna, repentinamente, desmerecedora de sua posição. Não vou cifrar demais as coisas, hoje estou didático, portanto explico sobre o que escrevo.

No meu caso foi um conto, concorrente à publicação na Revista Ficções. Até galgar ao tão desejado 1º lugar em comentários, as avaliações foram positivas, inclusive as de completos desconhecidos. Agora, que estou no topo, o texto se fez torto e começa a pingar gente a dirigir-lhe ofensas.

Não compreendo. Pelo que sei o meu texto não mudou. Tampouco mudou o seu suporte. Sim, porque as críticas me ultrapassam e visam o alvo mor, que é a Revista. De repente todas as publicações escolhidas são sem valor.

Caríssimos. Eu concorri, como todos os outros. Enviei meu texto, como todos os outros. Ganhei comentários, como todos os outros... Então por que o rancor? Não fiz nada de diferente, pois então algum mérito aquele conto há de ter.

Mas é costume. É costume criticar quem chegou na posição em que queríamos estar. E isso é feio. É feio porque denota mediocridade, incompetência, inveja e frustração.

Se este texto chegar à revista impressa, será então de vez um lixo completo, na abalizada opinião dos meus queridos ofídios verdes. Paciência, cedo ou tarde até as cobras mordem a língua.

3 comentários:

  1. Querido...
    No fundo...e na realidade...
    a sua opinião é a que conta...
    Parabéns
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Linné, não se preocupe com os ofídios verdes. O veneno está neles, não em suas palavras tão bem empregadas no conto.
    Enquanto as serpentes rastejam, voe alto, alcance os céus. Elas continuarão a se engalfinhar abaixo, tentando morder sua sombra.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Olá, lindo seu blog. Você escreve muito bem e tem talento que só. Não se aborreça com os comentários maldosos. Eu tenho os meus lá e rio deles, pois são tão pobres em suas críticas que não vale considerá-los.
    O que importa é escrever e encantar.
    Então vamos escrever e encantar?
    me add no msn: anna-florsp@hotmail.com
    Ale Safra.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.