sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sobre mergulhos e goles d'água

Escrever é um pouco como viver. Ou isso, ou eu é que mesclo ambos. O fato é que a minha maneira de encarar a vida sempre acompanha meu estilo de escrita.

Agora, por exemplo, o que tenho escrito não faz parte do que se poderia chamar de "meu estilo". Eu tenho escrito água potável, cristalina, límpida, fácil de se beber. Enquanto minha real escrita é água turva, sem sentido, só sentires. Meu estilo é complexo, intrincado, lago de águas fundas, não pede boca, exige corpo inteiro. Não serve para beber, só para se mergulhar. E não sem risco. Às vezes há veneno em minhas águas.

Meu escrever é opaco, profundo, só dá pé para quem perde o medo. Não há interpretação, há entrega. Só entende quem se permite sentir. E é assim que eu gosto. Esfinge que devora quem não a decifra. Tesouros naufragados em embarcações antigas. Segredos entalhados nos olhos dos peixes. Mulheres mortas no fundo das águas, pedras nos bolsos do casaco.

Os textos que agora faço são copos de água limpa, dispostos a matar a sede de quem chegar. E me alegra que tantos bebam deles. É bom saber que matam uma sede que nem sabiam existir. Não é meu estilo? Não é. Não é minha arte? Não é. Não é o meu melhor? Não é. Soa simplista. Acessível. Banal. Mas é meu.

É um lado meu que precisava mesmo respirar, sair das águas pesadas que me cercavam. E aqui volto ao meu começo: vivo como escrevo. Por enquanto a vida tem sido mais leve, menos séria, mais tragável também, como meus textos. A vida tem sido sem ritmo elaborado, sem artimanhas certas, sem sentidos subjacentes. Só a vida. Ali. Transparente, útil e, acreditem, capaz de saciar minha própria sede.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Escrever para não enlouquecer, quem nunca?

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. As vezes a vida passa sem palavras.

    ResponderExcluir
  4. Quem escreve de verdade derrama sua alma no papel. Involuntariamente.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.