quarta-feira, 17 de abril de 2013

Um brinde!


Amanhã, a essas horas, não haverá champanhe gelado, pronto para espocar. Não haverá comemoração, drinques e amigos em um bar. Não haverá sequer um café e alguém para conversar. Não haverá abraços e felicitações e promessas falsas, fáceis de se acreditar. Não haverá mimos, agrados, lembranças pra se guardar.

Amanhã, quando mais tarde eu abrir a porta de casa, sei que as luzes não estarão apagadas. Sei que não haverá quem grite "Surpresa!", quem tenha organizado um jantar. Não sei se haverá quem pergunte como foi.

No outro dia, não haverá comemoração, fogos, diversão. Não haverá faixa, diploma ou retrato em jornal. Talvez (não sei) alguém lembre e pergunte, entre conversas amenas dos colegas nas vilas, entre uma aula de matemática e outra de geografia. E eu vou, então, sorrir e dizer (mentindo ou não) que foi bom. E a seguir falaremos mais dos problemas de algum sétimo ano.

Esse texto não é choro, nem lamento, nem grito irado. É constatação. Constatação de que não haverá porque não sou desses para quem há. Para quem há festas, bebidas e brindes. Não sou desses para quem há amigos e abraços e faixas e fotos.

Sou dos que, hoje à tarde, bem sozinhos, bebem uma vodka com morangos (que gelaram em refrigerador quebrado) e brindam ao nada. Brindam à toda lama e toda bosta que viram essa semana, brindam às escolhas erradas, aos caminhos sem volta, à falta de revolta e à ausência até de dor. Sou dos que comemoram a nulidade que se tornaram, bem sozinhos, talvez quase mestres, com a única certeza de que, até agora, não há motivo para comemorar. 

Tim tim.

A isso então.

4 comentários:

  1. Sei como é. Ainda não entendi o que significa "parabéns". Nem para que serve.

    Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  2. Ah, as nossas convenções por vezes se transformam em armadilhas... e repetimos palavras e rituais cujo sentido já esquecemos (se é que existiram), mas que muitas vezes são a única expressão do contato humano do qual, quer queiramos ou não, nos tornamos dependentes! Tin tin...

    ResponderExcluir
  3. O que posso te dizer? O que senti vontade de te dizer se estivesse ai com vc e como já te disse uma vez: Vc não esta sozinho, bem vindo ao grupo!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.