terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Perdoando Deus

“Tem gente que recebe Deus quando canta
Tem gente que canta procurando Deus
Eu sou assim com a minha voz desafinada
Peço a Deus que me perdoe no camarim”

Esta carta é àquele que tudo vê, tudo sabe e tudo tem.
Tudo tem, exceto o meu perdão.
Não, deus, eu não te perdôo, nem sequer respeito aquelas tuas malditas letras maiúsculas.
De nada adianta esse teu rosto vermelho e inchado, esse teu manto de lágrimas, essa voz doce ainda que triste. Não me chame de filho, porque não és o meu pai. Sem chantagens agora. Eu já disse: não te perdôo.
Não te perdôo pelas vezes em que gritei teu nome aos prantos e mandaste dizer que não havia ninguém em casa. Não perdôo pelas perguntas ditas que jamais respondeste. Não perdôo pela ausência dos sinais e da misericórdia que eu implorava. Não perdôo pelas vezes que me ajoelhei e não estavas lá. Não te perdôo pelos caminhos em que me trouxeste e por esta parada miserável. Eu não perdôo pelos sonhos que você quebrou, pelos planos que estragou, pelo destino que me traçou.
Eu não quero mais te ouvir dizendo que foi tudo para o meu bem. Que estavas o tempo todo tentando acertar. Deus não erra, é o que todos dizem. Mas você errou, e errou feio. De que adianta agora me pedir perdão? Dizer “olha, isso é a sua vida. Eu tentei consertar, achei que estava fazendo certo, mas agora percebi que não tem conserto. Sei lá, se vira com o que sobrou, desculpa aí.”
Não te perdôo, nem agora, nem em mil anos. Não perdôo por ter me largado com o que sobrou, com o que não dá para colar, com os parafusos que já não cabem no arranjo incompleto. Não perdôo pelos caminhos que eu não passei, pelas coisas que nunca tive, pelas viagens que jamais fiz. Não perdôo porque tu poderias ter me dado tudo, me dado o mundo, mas não quis. Não perdôo porque Deus deveria escrever certo por linhas tortas, deveria ser bom e justo e jamais deveria ter que pedir perdão.



“Enquanto eu inventar Deus, Ele não existe.”
(Clarice Lispector)

"Nobody call Him on the phone"
(Joan Osborne)


3 comentários:

  1. O conto da Clarice com o mesmo nome do teu post é, sem dúvida, um dos meus favoritos. E vc sabe pq.
    Entendo teu post tão bem. Do início ao fim.
    Queria poder ajudar, mas estamos sozinhos nessa guerra interna. Todos nós estamos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Deus é um sujeito engraçado. O típico cara que acha que porque comeu merda, o resto tem que comer merda também.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.