quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

(Desnecessários) Esclarecimentos à cidade escura

Em 2009 uma professora de Inglês do Instituto Imaculada precisou se ausentar das salas de aula. Depois de alguma procura, contrataram a Lidi – minha irmã fictícia – para assumir as turmas do Ensino Médio. As do Fundamental foram assumidas por outra professora substitua, exceto as duas oitavas.

Assim, havia ainda duas turmas descobertas e uma diretora levemente em desespero para encontrar alguém que as assumisse. Por indicação da minha fabulosa maninha, entraram em contato comigo. Dei aulas lá de abril a julho, quando assumiu uma professora designada pelo estado.

O Instituto Imaculada foi o mesmo em que eu estudei do jardim ao terceiro ano do Ensino Médio. Fui recebido pela direção e supervisão – professores da minha época – com um entusiasmo sincero, afinal – mesmo com algumas controvérsias – eu fora um aluno bonzinho.

Até aqui tudo certo. É nesse ponto que a coisa começa a ficar a cara de nossa querida cidade, a Cratera. Vou acrescentar uma frasezinha que talvez possa esclarecer o ponto que quero atingir: minha tia (e madrinha) é a Secretária Municipal de Educação.

Não demorou nada para que chegassem a mim comentários do tipo: “ele só está dando aula no Imaculada porque a tia arrumou boca pra ele”. Como uma Secretária Municipal poderia interferir numa Escola Estadual, eu não sei, mas a imaginação medonha dessa cidade sabe.

Não foram poucos os comentários nesse sentido, o que me decepciona de pronto. Eu já disse, quando forem citar minha cidade, futuramente, sempre digam que vivi em Tangamandápio, não em Cratera, vulgo Tapera.

Essa gente daqui me cansa, imensamente. Para eles não existem palavras básicas como esforço, merecimento, empenho, talento, estudo... Na visão de cabresto dos burros aqui atolados apenas existe oportunismo, indicação, favorecimento...

Por que tudo isso agora? Porque saiu hoje o resultado do concurso, esse sim municipal, no qual fiquei em primeiro lugar e devo assumir como professor ainda esse ano.

Não preciso de nenhum talento extraordinário para saber que dessa vez a coisa vai ficar ainda mais pesada. Agora a fofoca vai ganhar asas imensas e voejar à solta nas bocas podres e de línguas ávidas.

Isso me decepciona. Muito. Talvez eu pudesse dizer que durante todo o processo eu tive medo que o contrário acontecesse, que houvesse algum tipo absurdo de manipulação a fim de não me garantir a vaga. Mas não preciso, e nem quero, falar sobre isso.

Eu fiz a prova como todos os outros fizeram, ninguém me soprou as respostas ou facilitou o conteúdo. Eu apresentei meus parcos títulos como todos os outros concorrentes. E, ainda assim, vou ser taxado como aquele que só conseguiu porque a tia é Secretária de Educação.

Desculpem, mas não utilizem suas réguas para tirar minhas medidas. Não vou começar a falar das pessoas absurdas que ocupam cargos aqui por favorecimento, caso existam. Atacar não é meu objetivo.

Nem me defender é o objetivo. O que eu for escrever aqui não importa. Não importaria nem mesmo se eu mandasse publicar na primeira página do jornal local. Cérebros petrificados em mentes fechadas não entendem nem as coisas simples, quanto mais as complexas.

Minha sorte é ser bem conhecido por alguns. Quem me conhece, quem sabe um pouco de mim, do que eu penso, do que eu faço, do que eu sei, tem a certeza de que a minha classificação só pode ser chamada de competência.

Quando aos demais – a massificante maioria - que eles continuem com os cabrestinhos de burro. Que continuem com as cabecinhas de alfinete. Que continuem com as lingüinhas nervosas. Que continuem com essa inveja esbugalhada. Que continuem com os cochichos e mexericos. Porque o verbo de ordem deles é esse: continuar.

O meu, desculpem, mas é evoluir.

Independente do que falem, eu sei o porquê de eu ter sido classificado. E pretendo honrar meus motivos.

Obrigado realmente, a quem me fez conseguir essa vaga. E não, não foi minha titia. Quem fez isso foram os professores excelentes que tive, os colegas que me fizeram crescer, os amigos que me fizeram persistir, meus pais que puderam me apoiar, e principalmente minha namorada, sem a qual eu nem estaria aqui. Amo, de coração, a força e o exemplo que extraí de cada um de vocês.

O resto é resto. 
E todo resto é lixo.

Obrigado pela atenção.

14 comentários:

  1. Aplausos! aliás, vou colocar aquele filme na minha lista pro final de semana.

    obs. eu também não gostei do desuso da trema.

    ResponderExcluir
  2. NOSSAAA VINI... VC PASSOU EM PRIMEIRO LUGAR... Q ORGULHO...

    VC MERECE... SEI O QT VC É DEDICADO E INTELIGENTE...

    NÃO DÁ BOLA PRA ESSA GENTE TOSCA

    UM BJO ENORME NO SEU CORAÇÃO E MUITO SUCESSO NESSA NOVA ETAPA

    CRIS

    ResponderExcluir
  3. E que essa seja a primeira de muitas vitórias q virão.
    Eu sei o quanto tu é esforçado e talentoso!
    Eu to muuuuuuuuito feliz por vc ter passado.
    Bjo, eu amo muito tu!
    *Puuuuuura inveja de mim, confessa que tu queria ser funcionário público hehehe

    ResponderExcluir
  4. É muito difícil ser diferente, pensar diferente e agir diferente em uma cidade de iguais. Você pode achar estranho eu dizer isso, mas tenho orgulho de você hehe. Porque você conseguiu ficar. Sem precisar mudar, nem aceitar tudo. Ficou sendo você mesmo, agradando alguns e despertando a ira - ou somente uma inveja ridícula - de outros.

    Parabéns. Por essa conquista, mas principalmente, por você ser quem você é.

    ResponderExcluir
  5. Eu larguei de mão. Tapera não me proporcionou nada e não havia a menor possibilidade de obter êxito em uma cidade que não evolui. Sair de lá foi a melhor coisa que eu fiz em anos. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Cara eu gostaria de dizer que é a sua cidade, e me entristece dizer que é o ser humano.

    ResponderExcluir
  7. Realmente morar em Cratera não facilita as coisas. Mesmo assim, não se importe com o resto. Vc é muito mais você. Parabéns, maninho!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela aprovação no concurso. Mas se os comentários da população taperense e outros aspectos da cidade são tão sufocantes... por que o "Anjo" não bate asas e busca uma vida mais plena em algum outro lugar, longe ou perto daí? Às vezes mudar de ares faz muito bem.

    ResponderExcluir
  9. Alguém precisa ficar e dar a cara à tapa.
    Desculpe, "Anônimo", mas fugir não é opção. Isso é coisa de quem tem até medo de mostrar a cara.

    Em todo caso, obrigado pelas congratulações.

    ResponderExcluir
  10. Parabens! No ano passado tambem fui aprovada em um concurso municipal em primeiro lugar.
    Mas nao fiquei com receio de comentarios pq nao conhecia nem conheço ninguem na secretaria da educacao ou seja la onde for. Isso nao importa eu acho!
    Voce passou, voce foi capaz, deixe que os outros pensem o que quiser!
    Voce sabe que voce merece, entao nao ligue...nao fuja, nao precisa.
    Eu desisti de dez anos de estado, aqui no Brasil, era efetiva tambem para começar de novo, agora na prefeitura.
    Sinto saudades de la, mas nao me arrependo. Esta sendo bom, muito bom.
    Boa sorte, que a escola pra onde voce vai seja legal, boa, e te traga felicidade!

    ResponderExcluir
  11. Entendo o que você diz porque, de certa forma, já passo por isso por ter escolhido a mesma profissão que a do meu pai, o que muita gente acusa de ser uma "facilidade" para conseguir emprego. Mas o que importa de verdade é que você se esforçou e passou no concurso de forma mais legítima possível e que, por seus próprios méritos, vai assumir um cargo que lhe é de direito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Não se trata de fugir, e sim de evitar uma luta vã. É mais sábio não perder tempo dando murro em ponta de faca.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo Blog!

    Te convido a visitar o Litera Rock!!

    http://literarock-rs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Vini!!!!
    Parabéns pelo primeiro lugar!!! Quem te conhece de verdade sabe da tua capacidade e inteligência. E eis a prova disso no concurso!
    Quanto as pessoas que falam isso, deixa de lado. As pessoas inventam coisas e falam mal dos outros porque sentem inveja. E só sentem inveja quando sabem que realmente a pessoa é bom naquilo que faz!
    Adoro tu primo!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.