sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vó,

Quando eu era pequeno e brincávamos de esconde-esconde, eu sempre sabia onde encontrá-la: atrás da porta da despensa. Mesmo assim eu ainda fingia procurar em um armário, debaixo de uma cama, atrás do sofá da sala... Assim a brincadeira durava mais e eu não denunciava o óbvio do seu esconderijo.

Hoje eu caminho pela sua casa (e sempre falamos dela como ‘a casa da vó’) e não a vejo em lugar algum. Nem na cadeira ao lado do fogão, nem na horta comendo frutas, nem no tanque, nem na cama... De repente meu coração acelera. Lembro: atrás da porta da despensa. Dou passos rápidos, abro a porta com a mesma emoção de menino, a mesma certeza, o mesmo ‘ahá!’ pronto para ser gritado...

Nada.

Passeio sozinho pelo resto da casa. Ali estão os santos, os quadros, as panelas, as cobertas, as borboletas, os relógios, os sofás, as cadeiras, as porcelanas, as samambaias, os bibelôs... tudo igual ao que eu lembro da minha infância. Só falta a senhora.

E como não posso encontrá-la, estou escrevendo com as letras que a senhora nunca chegou a conhecer. Prometo ler tudo assim que acabar. E prometo outras coisas também: prometo cuidar para que não se troquem suas datas, como a senhora me pedia desde sempre. Prometo cuidar do vô, da mãe e também das histórias todas que da senhora herdei.

Queria também agradecer por tudo, tudo, tudo. Se não fosse a infância tão passada na ‘casa da vó’, eu não teria vivido em um mundo tão mágico quanto o que vivi. Obrigado pelas lembranças, obrigado pelos exemplos, obrigado pela dedicação infinita e pelo carinho sem medida.

Tenho muito mais a dizer, mas deixarei para dizer pessoalmente quando encontrá-la. Sim, nos encontraremos de novo algum dia. Eu só não sei, pela primeira vez, onde a senhora se escondeu.

4 comentários:

  1. eu me emocionei....obrigada por dividir isso conosco...é muito lindo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre que me lembro digo aos ventos. "guarda um espaço perto da mesa de centro Vó, que ainda chego com meus carrinhos para brincar."

    ResponderExcluir
  3. Vinicius... que coisa linda!!! =)
    Vilma

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.