quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Felicidade


O que eu mais custo a aceitar é a felicidade. Sua irmã, a infelicidade, eu acomodo com ligeiro torpor no peito, tão logo ela chega. Eu me apego à ela com uma facilidade doce e sem perguntas. Logo o abraço é completo e apertado, sufocante até.

Quando a felicidade chega, porém, eu abro só uma fresta da porta, com desconfiança imensa.
— De onde você vem? E veio por quê? E quem foi que te mandou? E quanto tempo pretende ficar?

A felicidade, geralmente pequena, mas significativa, treme suas penas todas ali na entrada. Ela responde entrecortada e já meio vacilante que se a hora não for boa, ela vem em outra, mais propícia.

A contragosto deixo a felicidade entrar, mas fico sempre à espreita, mantendo sua pequenez no canto do olho. Eu sondo seus motivos, eu suponho seus porquês, até que ela toda suma no ar.

É porque eu ainda não entendi que também a felicidade vem sem cobranças. É porque, no fundo, estou acostumado a pagar um preço pelo que é bom. E uma felicidade, assim, sem acerto prévio de contas, me causa estranheza de morte. É porque eu preciso aprender a aceitar mais. E é também porque eu preciso entender que quando a felicidade vem, sem motivos, basta deixá-la pousar no peito e não perguntar jamais os porquês.

Mesmo que ela arrulhe demais, mesmo que ela me arranhe demais, mesmo que ela seja misteriosa demais. Por Deus, é só uma felicidade, deixo que essa fique, então.

______________________
Agradecimentos a Michael Kirste pela fotografia da minha felicidade.

6 comentários:

  1. a felicidade tem preço e custa caro. Custa sacrifício, renúncia, paciência, tolerância, compreensão, dedicação, fé, persistência, generosidade, disciplina. Mas o que é felicidade deve variar conforme cada um pensa, vive e deseja. O que é felicidade para você? Defina com a primeira palavra que lhe vier à cabeça. Rá.

    ResponderExcluir
  2. A felicidade sempre vem com insegurança, por isso ela não existe completa. E ela demora tanto pra vir que quando chega achamos que não há mereçemos, ai ficamos inquietos e acabamos lhe assustando! =\

    ResponderExcluir
  3. A felicidade sempre vem com insegurança, por isso ela não existe completa. E ela demora tanto pra vir que quando chega achamos que não há mereçemos, ai ficamos inquietos e acabamos lhe assustando! =\

    ResponderExcluir
  4. A felicidade sempre vem com insegurança, por isso ela não existe completa. E ela demora tanto pra vir que quando chega achamos que não há mereçemos, ai ficamos inquietos e acabamos lhe assustando! =\

    ResponderExcluir
  5. Agora aos prantos, consigo enxergar. Quantas vezes a felicidade posou em minha janela e eu a deixei voar.

    ResponderExcluir
  6. A felicidade é coisa que me dói. Dor boa, mas dói.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.