quinta-feira, 21 de julho de 2011

O livro de Pandora

Passei o dia inteiro debruçado em uma Bíblia, de quase ateu que sou. Explico: preciso dela para analisar o livro alvo de minha dissertação. Assunto do trabalho à parte, noto que cada frase lida desperta em mim duas mil agulhadas. São assuntos infinitos, análises linguísticas, literárias, filosóficas, morais... Tudo me puxa e me prende e me preenche. Por vezes o pensamento corre desvairado, longe do meu foco – a criação – e se põe a analisar matizes insuspeitos.

O uso do plural por Deus, por exemplo: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” ou “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Que “nós” é esse, cara sagrada face pálida? Plural de modéstia?

Também me atraem as idas e vindas entre um capítulo e outro. A ordem da criação se altera, são diversos escritores, cada um com marcas linguísticas específicas, metáforas próprias, versões reunidas ora para favorecer uma coisa, ora outra... E tudo isso só no livro do Gênesis, no qual me deti.

E me perco mais. Se nessa criação estivesse escrito que Deus trabalhou um dia, descansou o outro e assim por diante, seria essa nossa constituição de semana? Tudo tão cheio de possibilidades e questões... Hipóteses e implicações... Que nossa. Preciso parar um pouco para me lembrar do meu objetivo, do meu foco, do meu tema, do meu nome até...

Senhor Deus, tem dias em que eu viajo demais. E a caixa de Pandora não é outra senão minha mente. Sem mais, voltemos (nós?) à dissertação.

Um comentário:

  1. Me esforçando para distanciar-me de qualquer questão religiosa te afirmo: a Bíblia é bem mais que qualquer questão de convicção ou de lógica, transcede a tudo que se possa explicar, porque aquelas Palavras são atemporais e tem vida!

    Quanto mais você as lê com olhos puramente "da ciência", mais hipóteses e implicações achará, muitas, infintas, ENLOUQUECEDORAS... e olha que você parou em Gênesis, o primeiro livro!

    Eu tenho o prazer de ler a Bíblia com os olhos da fé.

    Um abraço,
    Kenia.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.