terça-feira, 13 de abril de 2010

O Estripador de Poesias

Que mania pertinhosa tenho eu de me estragar as poesias. Ora, é preciso deixar o dito pelo dito! Mas não, eu explico... No explicar eu me desnudo, desfio a rima, arrebento as estrofes e esparramo todo verso. Que absurdo. Preciso aprender, pois, que um poeta jamais se explicita. É preciso deixar que do poema pensem o que quiserem os Doutores.

E os Doutores pensam. E falham e trumbicam e erram e afirmam e é preciso nem estar aí. Se por “bola” entendem “sol”, não aquela ali, a de futebol, deixa estar assim. Se num braço sem todo e uma parte do todo sem o braço de toda parte pensam que está a Santíssima Trindade, deixemos eles, não Gregório?

Deixemos eles frustrados, sem manuais, com suas suposições alheias a alear nuvens vazias. Deixemos cutucar a poesia de longe, vendo se morde, se é bicho ou fruta ou planta. Deixemos que nem saibam e nem entendam quando dizemos o que está dito. Maldito, nem que seja.

4 comentários:

  1. As melhores poesias são aquelas que escrevemos sem respirar, e quando as terminamos, nem as entendemos mais.

    ResponderExcluir
  2. Man, é uma posição essa a sua, Linné. Eu já sigo a minha colega, Renata Bezerra:
    Escrevo o que é agradável a minha mente.
    E dar importância para métrica, verso e rima é ultrapassado. Sou poeta contemporâneo como já citei antes por aí. Para ter idéia, não leio poesia de poeta "grande" (sem desmerecer o meu e o seu trabalho - somos grandes por assim dizer). Eu quero fazer algo diferente, usando somente as técnicas de escrita da faculdade e a minha observação do mundo, leio as suas e as minhas porque tem sempre uma correção a ser feita. Eu adoro explicar nas minhas poesias. Isso ontinua enquadrando o que escrevo como poesia segundo os conceitos. Também gosto de deixar em aberto, para reflexão das pessoas que lêem.
    Mas, não interessa a ninguém. (Não sei porque me dou ao trabalho de escrever).

    ResponderExcluir
  3. Só poetiza quem faz das palavras não um amontoado de letras, mas um sentimento, sem manual de explicações.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.